quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os Benefícios do Carambola.


Durante séculos o caramboleiro foi considerado uma árvore ornamental, chegando até 7 metros de altura. É nativo da Ásia tropical, provavelmente da Índia ou até mesmo da China, países os quais a população não se atrevia a comer esta fruta exótica.

A carambola chegou ao Brasil somente em 1818 e foi introduzida em Pernambuco; segundo relatos foi lá que o povo começou a comê-la e assim passou-se a ver a carambola como uma fruta.
Posteriormente análises foram feitas e constatou-se que a fruta é rica em minerais, vitaminas, taninos e ácido oxálico, imprescindíveis para a saúde.

Das vitaminas encontradas destacamos: A (ótima contra infecções, protege a pele e a visão); as do complexo B (que dão disposição, pois auxiliam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras); e ainda a vitamina C (previne câncer, pressão alta e resfriados).

Os minerais presentes em maior abundância são: Cálcio (prevenção da osteoporose, combate a hipertensão), Ferro (previne a anemia) e Fósforo (estimulante neurológico).



O suco da carambola pode ser esfregado na pele, pois devido a presença de ácido oxálico diminui a coloração das manchas senis (que aparecem com a idade).

Como vimos, trata-se de uma árvore ornamental, que possui um fruto que colabora com seu organismo de diversas formas, inclusive fortalecendo seu sistema imunológico. E além tudo isso a carambola possui somente 29 calorias para cada 100g de fruta.

Adaptado de: Jornal Metropolitano - edição 280 - Maio de 2009

5 comentários:

  1. Faltou "apenas" um comentário: PESSOAS COM PROBLEMAS RENAIS PODEM MORRER SE INGERIREM CARAMBOLA!

    www.transdoreso.org/carambola.shtml

    www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=8327

    ResponderExcluir
  2. Certamente tudo que contém ácido oxálico pode matar quem tem cálculos renais!!

    ResponderExcluir
  3. Felizmente não tenho problemas renais, adoro carambola e na minha casa tem uma árvore linda, cheia de frutas...

    ResponderExcluir
  4. é verdade que a carambola tira manchas na pele? sou alérgica ao frio e a picada de insetos e tenho muitas manchas nas pernas.tenho feito de tudo e não consigo tirar

    ResponderExcluir
  5. Como descrito no texto o suco de carambola pode ser usado para reduzir a pigmentação de manchas, no seu caso pode sim ajudar o princípio é o mesmo.

    Tome cuidado para o caso da pele estar ferida, neste caso o ideal é esperar a cicatrização antes de usar o suco da carambola.

    Faça um teste em uma pequena área para ver se você não é alérgica ao suco da carambola, assim como é para os insetos.

    ResponderExcluir