terça-feira, 7 de julho de 2009

Como fazer pólvora


Não Siga os passos a seguir sem a presença de um adulto.
taxativoecativante.blogspot.com e seus colaboradores não se responsabilizam por qualquer dano causado à propriedade e à integridade física de ninguém.





Fiz este post para melhores esclarecimentos uma vez que o primeiro gerou dúvidas.

Pólvora negra
:

A pólvora negra é composta de ingredientes granulares:

-Nitrato de sódio (NaNO3)
-Enxofre (S)
-Carvão vegetal (provê o Carbono)
-Nitrato de potássio (Salitre - KNO3, que provê o Oxigênio)

A proporção ótima para a pólvora é:
salitre 74,64%, enxofre 11,64% e carvão vegetal 13,51%.
É possível variar as proporções de acordo com o seu interesse.

A proporção básica de seus elementos constituintes é:
2 partes de Enxofre : 3 partes de Carvão mineral : 15 partes de Salitre

Curiosidades e como fazer carvão:

Um mito urbano comumente associado a pólvora negra é de que o carvão mineral (ou então grafite) sejam preferidos com relação ao vegetal, por conterem mais carbono. Isso é a mais falsa lenda. A queima de polvoras usando esses materiais vai ser, medíocre, se muito (considerando que acenda).

A razão para essa lenda, talvez venha do fato da estequiometria da pólvora ser um bocado confusa. O carbono da reação escrita lembra 'carbono puro' que é grafite ou carvão, mas não é isso na realidade: o que causa a rápida reação são os chamados "materiais voláteis" presentes no carvão que além disso deve ser pouco denso; por isso deve ser de origem vegetal e preparado com o maior cuidado de madeiras escolhidas a dedo (a mais famosa é o carvão do salgueiro, mas outros tipos de madeira pouco densas são usados também).

A carbonização da madeira também é uma arte em si ; o processo de carbonização, se falho, levará a polvoras bem inferiores. Esse processo é feito simplesmente usando a madeira na forma de pequenos pedaços dentro de um recipiente metálico com um pequeno furo. O recipiente é aquecido POR FORA. Isso faz a água evaporar da madeira e escapar na forma de vapor pelo pequeno orifício ; depois que a água vai embora, os materiais celulósicos e ligninicos da madeira começam a se modificar, e vão sendo carbonizados; após certo tempo, se extingue o fogo e deixa o carvão formado esfriar lentamente e sem abrir o recipiente (caso contrario o oxigênio atmosferico reagiria com o carvão quente formado, fazendo-o ignitar).

Se você pretende fabricar pólvora em casa... uma simples trituração do famoso Carvão de churrasqueira deve bastar! Uma vez que aumenta-se a área de contato aumentando a velocidade da reação... Quanto mais triturado melhor, se chegar a pó melhor!

A regra de "trituração" vale para todos os ingredientes. Lembrem-se sempre maior área de contato = maior velocidade de reação

Ainda sobre a reação da polvora negra, podemos dizer que existem várias reações que supostamente ocorrem na mistura e ao mesmo tempo. a mais simples, talvez, é :

2KNO3 + S + 3C ---> K2S + N2 + 3CO2

Mas na literatura existem várias outras, como por exemplo :

4KNO3 + S2 + 6C ---> 2K2S + 2N2 + 6CO2

16KNO3 + 6S + 13C ---> 5K2SO4 + 2K2CO3 + K2S + 8N2 + 11CO2

2KNO3 + S + 3C ---> K2S + 3 CO2 + N2 2KNO3 + S + 3C ---> K2CO3 + CO2 + CO + N2 + S 2KNO3 + S + 3C ---> K2CO3 + 1.5 CO2 + 0.5 C + S + N2

l0KNO3 + 3S + 8C ---> 2K2CO3 + 3K2SO4 + 6CO2 + 5N2

Etc.


Apesar de a pólvora negra não ser verdadeiramente um alto explosivo, geralmente o é classificado pelas autoridades em virtude de sua fácil obtenção.

16 comentários:

  1. Amigo, eu gostaria muito de fazer pólvora, como meu pai ja fez quando era jovem, por diversão, mas hoje não se consegue mais achar salitre pois a venda é controlada. Se você pudesse me dizer alguma maneira de obter salitre ou um componente opcional eu agradeceria muito.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite amigo... eu já consegui o material e ja confeccionei a pólvora. Deu certo. o salitre é facilmente conseguido em sacos de meio quilo nas lojas de ração/caça e pesca/hortos. assim também se consegue o enxofre. mas normalmente é vendido sem chamar a atenção dos demais clientes. tente chamar um vendedor num canto e converse em baixo tom. se vc for de maior, facilita...

      Excluir
  2. Francisco o salitre pode ser substituído por qualquer substância que contenha Nitrato (NO3), no mercado essa substância é mais facilmente encontra em adubos!
    O adubo para coqueiros por ser em "grãos" normalmente é uma boa opção!

    ResponderExcluir
  3. vei isso é o bixo.... vou explodir muito la em ksa!!!!!!! xaulim

    ResponderExcluir
  4. ei agora aprendi a fabricar bombas.... vou arrasar.... rafynha araguaina-to

    ResponderExcluir
  5. aprendi a fazer polvora bleza... vou detonar.... xaulim²

    ResponderExcluir
  6. FUNCIONA MESMO.JA FIZ ALTAS BOMBAS EM CASA COMPREI TUDO EM LAJEADO-RS,LA VC ENCONTRA TUDO O Q PROCURA...

    ResponderExcluir
  7. estou grato pela informação, queria saber como mudar de coloração da queima da pólvora. ex: azul,verde,vermelho etc... (fogos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescente PÓ XADREZ

      Excluir
    2. Cloreto de sódio (sal de cozinha) produz uma coloração amarela, como as lampadas de vapor de sódio, sulfato de cobre produz cor verde, enfim, são compostos metálicos diversos misturados a pólvora para mudar a coloração

      Excluir
  8. ola, já consegui produzir a pólvora e deu certo a queima. porem, preciso saber como fazer explodir de fato. fiz diversas tentativas mas, todas sem sucesso. preciso saber como devo acondicionar a pólvora no recipiente a explodir, como devo socar, qual o tipo de recipiente... coisas desse tipo. respostas para: navaladsumus@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara , a polvora explosiva é feita com perclorato de potassio e alumnio em pó , olhe em meu canal do yuo tube - pirotecnia caseira , hhee

      Excluir
  9. a polvora é uma cultura brasileira

    ResponderExcluir
  10. a polvoraé legal dse fazer

    ResponderExcluir
  11. não sou pirotécnico e muito perigoso atenção malta

    ResponderExcluir
  12. Você colocou Nitrato de Sódio na formula + Nitrato de Potássio, mais não disse a proporção da mistura do Nitrato de Sódio.

    ResponderExcluir