domingo, 29 de agosto de 2010

Brasil, um país de Gordos!

Não pretendo aqui criticar nenhum gordinho, nem mesmo tecer qualquer comentário sobre os inconvenientes da vida de alguém que está acima do peso. Quero apenas que vocês percebam que realmente a Obesidade é uma doença e que realmente ela é uma epidemia.

O portal de notícias G1 lançou ainda há pouco 2 notícias falando justamente sobre o aumento do peso dos brasileiros. As duas pesquisas foram feitas pelo IBGE, porém na primeira ele procura avaliar o estado nutricional dos brasileiros em geral, e a segunda visa apenas avaliar a saúde de indivíduos em idade escolar.

Em suma a primeira pesquisa revela que: "A pesquisa aponta que, além da quase metade dos adultos brasileiros acima do peso, outros 14,8% apresentam obesidade e apenas 2,7% têm déficit de peso." De um total de 188 mil pessoas avaliadas.

Já a segunda: "mostra que o principal problema nutricional dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental é o excesso de peso. Entre os cerca de 60 mil alunos que participaram do estudo, 23,2% tinham excesso de peso, que inclui sobrepeso, 16%, e obesidade, 7,2%."



O que podemos concluir de tudo isso? Bom, pra mim fica claro que a doença do futuro não é a Obesidade, pois ela já é presente. E que certamente o brasileiro não está mais fazendo o prato típico Arroz, feijão, bife, pure e salada.

Eu poderia cair na mesmísse que todo mundo faz e por a culpa nos fast foods. A culpa não é simplesmente da comida e sim dos seus hábitos alimentares. Como é que crianças podem ser obesas? Elas estão em crescimento com uma multiplicação celular gigantesca... Pra mim isso é culpa de pais acomodados.

Minha mãe sempre ficou e fica até hoje me dizendo o que comer e o que não comer! Quando ganho peso ela é a primeira a me dizer, e quando estou magro de mais também! Comer é um hábito e hábito se adquire com quem? Com seus PAIS!

Tudo bem que Carnes são mais caras que carboidratos em geral, mas todos sabem que existem outras alternativas se o problema for dinheiro. Hoje, o ovo não é mais tido como vilão pela medicina. Leite é fundamental!

O ganho de peso se baseia em um mecanismo fisiológico simples, você come, os "açúcares no sangue sobem" , seu corpo produz insulina, que é um hormônio que faz crescer reservas. Logo, se você comer poucos carboidratos a produção de insulina será menor, portanto, você engordará menos! Não tem segredo.

E mais, deveriam existir açougues, mercados do governo, que vendessem produtos que a população de menor renda não pode pagar. Com uma simples redução de impostos ou até a retirada dos mesmos estes produtos se tornariam acessíveis à população.

O brasileiro come mal e essa é a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário