sábado, 28 de agosto de 2010

Entenda o Voô


Muitos pensam que as aves voam simplesmente porque possuem asas e penas. Na realidade essa é apenas uma contribuição física que proporciona o voô. As asas nada mais são do que uma ferramenta que transforma velocidade horizontal em força vertical que empurra o animal para cima. É o mesmo principio usado em aviões, ou você nunca reparou que as turbinas são voltadas para trás e não para o solo?



De qualquer maneira, voar, não requer apenas asas. São necessárias inúmeras adaptações fisiológicas e dão às aves essa incrível habilidade. Para entender bem as alterações necessárias para o voô cientístas se basearam em fósseis e ao organizá-los cronológicamente puderam perceber que todos em comum possuiam asas (obviamente), mas se depararam com uma questão. Por que o mais recente deveria ser considerado mais adaptado ,"evoluído", que o anterior?


Representações de Archiornis (esquerda) e Archaeopterix (direita)




Fosséis de Archiornis (esquerda) e Archaeopterix (direita)

Archiornis é hoje a ave mais antiga já encontrada. Antes da descoberta do Archiornis a ave mais antiga era o Archaeopterix.

Os estudiosos perceberam, então, que um é mais adaptado ao voô que outro pelo conjunto de alterações que possui, ou seja, quanto mais alterações que facilitem o voô mais "evoluído" será.


Mas que alterações são essas? De forma análoga às aves o ser humano criou o avião. Assim podemos fazer analogias que nos tragam de volta às aves. São elas:

  • Pressurização - devido às baixas pressões atmosféricas em altas altitudes o homem não consegue respirar, analogamente, as aves possuem adaptações que tornam seu sistema respiratório bem mais eficiente.
  • Peso Reduzido - aviões são fabricados em alumínio para serem mais leves, já as aves possuem ossos pneumáticos que são mais leves, além disso elas também são capazes de reduzir o tamanho de seu trato digestório, tornando-se ainda mais leves.
  • Bússola - Todos precisam de alguma referência quanto se esta voando e tudo ao seu redor é azul, as aves conseguem com seu sistema nervoso detectar o eixo magnético da terra
E não para por ai, elas também apresentam uma visão e um olfato extremamente aguçados e um cérebro com estruturas semelhantes ao dos mamíferos.

Como vimos, as aves voam porque desenvolveram inúmeras adaptações para este fim, o que faz com que esta habilidade que possuem ser ainda mais admirável.

Quer saber mais sobre o assunto? Consulte: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário