quarta-feira, 24 de junho de 2009

Os Benefícios da Laranja


A laranja é originária da China. Foi introduzida na Europa na época das Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, na Idade Média.

Só no século XVI, chegou à América do Sul, por intermédio dos espanhois. Acredita-se que depois da banana é a fruta mais conhecida e consumida mundialmente. Faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas, sem distinção de classe social.

No Brasil, existem muitas variedades de laranja: Laranja Lima, Laranja Pêra, Laranja Seleta, entre outras...

A laranja lima por ter gosto adocicado e pouca acidez é especialmente recomendade para a alimentação de bebês. A laranja Pêra é a mais utilizada na produção de sucos naturais.

Esta fruta cítrica contém Vitamina C e um copo de suco já fornece a quantidade diária que o organismo necessita. A Vitamina C quando ingerida em grande quantidade evita e previne o câncer, principalmente o da prostata. Ela também previne o envelhecimento celular, fortalece as defesas do corpo, ajuda na formação de colágeno, proténa que sustenta a pele e é fundamental na absorção do ferro.

A laranja contém ainda Vitamina A, necessária para uma boa visão e desenvolvimento, principalmente de crianças, e Vitamina B, imunodefensora do organismo. Possui Glutationa, uma substância crucial na defesa contra agentes oxidantes.

Entre os minerais nela presentes destacam-se: Ferro, Cálcio, Iodo, Fósforo, Potássio, Selênio. Ainda encontramos Flavonóides, substâncias capazes de reduzir a deposição de colesterol nos vasos sanguíneos.



O chá das folhas de laranjeria pode também ser consumido misturado com o suco de mamão, banana, e outras frutas menos ácidas. Consumir a laranja in natura, com bagaço, é muito benéfico, pois as fibras ajudam no trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre.

Para quem emagreceu e não quer engordar novamente, recomenda-se o consumo de uma laranja minutos antes das refeições

Retirado de: Jornal Metropolitano - edição 267

Nenhum comentário:

Postar um comentário