terça-feira, 23 de junho de 2009

Vai Dormir!


Você sabe qual a importância do sono para seu corpo?

Se repararmos bem passamos um terço de nossas vidas dormindo.
Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.

A medicina atual sabe que o sono é regido por um relógio biológico ajustado num ciclo de 24 horas. E que fatores externos, como iluminação; ruídos; odores; hábitos; vida social; entre outros; alteram o sincronismo deste relógio. Além disso há ainda os fatores genéticos a serem considerados.

Especialistas acreduitam que a principal peça desse mecanismo é a melatonina, hormônio produzido no cérebro pela glândula Pineal. Ele começa a ser secretado assim que o sol se põe, como um aviso que o organismo libera para se preparar para dormir.

No período em que dormimos, uma esécia de exército de reconstrução atua recuperando as "baixas" acumuladas durante o dia, isso prepara o corpo para a "guerra" do dia seguinte.

O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve, a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso, o organismo deixa de cumprir suas já mencionadas tarefas reparadoras.

Influência do sono no esporte:

Na prática esportiva, 3 fatores são fundamentais para o bom desempenho de um atleta:

1) Boa alimentação e Hidratação
2) Treinamento
3) Descanso

É nesse último item, que o sono se enquadra, uma vez que, a musculatura precisa de um período para se recuperar dos desgastes. De acordo com sua genética um atleta pode precisar de mais ou menos tempo para recuperação, sendo então necessário se buscar um equilíbrio entre os 3 fatores para cada indivíduo.

Quem dorme mal engorda:

Isso ocorre porque duas substâncias são produzidas à noite, uma que dá saciedade e outra que controla a impulsividade de comer. Portanto, a falta de regularidade de um bom sono causa maior voracidade pela falta dessas substâncias.

Principais distúrbios do sono:

Os especialistas identificaram mais de cem distúrbios do sono. Entre os principais estão o sonambulismo, a insônia, a apnéia, o bruxismo e o refluxo infantil. Alguns podem ter consequências graves para a saúde se não forem tratados adequadamente.



Relação entre a memória e sono:

Enquanto estamos dormindo há um processo de consolidação da memória. Já quando acordados apenas captamos uma série de informações vitais para o nosso desenvolvimento pessoal ou profissional. E é durante o sono que o nosso cérebro absorve o que de fato é importante, selecionando as informações essenciais.

"Soninho de Beleza":



Como o sono é um elemento fundamental para a manutenção da saúde, ele é também fundamental para a beleza, pois há uma variação da produção de determinados hormônios no corpo entre o dia e a noite. E somente no repouso essa produção é normalizada.

Por exemplo, durante o sono a glândula supra-renal diminui em 80% a produção de hormônios, como o cortisol, bombeado em momentos de estresse. É também nesse período que ocorre o pico da produção de hormônio do crescimento , GH, responsável pela renovação celular da pele e seu consequente rejuvenescimento

Portanto, um sono relaxante diminui o aparecimento de rugas.

Adaptado de: jornal Metropolitano - edição 289

Nenhum comentário:

Postar um comentário