quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

HPV e Doenças Cardiovasculares em Mulheres!

Uma pesquisa inédita realizada nos Estados Unidos vincula o HPV e o surgimento de doenças cardiovasculares em mulheres sem fatores de risco. O estudo está sendo encabeçado por profissionais da Divisão de Cardiologia do Departamento Médico da Universidade do Texas com cerca de 2.500 mulheres com idades entre 20 e 59, que participaram de consultas nacionais sanitárias e nutricionais entre 2003 e 2006.

A infecção pelo vírus é uma das mais comuns entre as doenças sexualmente transmissíveis. Normalmente, o organismo consegue se livrar sozinho da infecção, mas alguns subtipos, conhecidos como cepas oncogênicas, podem virar câncer e precisam ser acompanhados de perto.

"Cerca de 20% dos indivíduos com não apresenta quaisquer fatores de risco, um indício de que outras causas não tradicionais podem estar implicadas", explicou o chefe das pesquisas, Ken Fujise, diretor da Divisão de Cardiologia do Departamento Médico da Universidade do Texas, em entrevista à agência de notícias France Presse.

A ideia de pesquisar a relação entre o HPV e as doenças cardíacas surgiu devido à forma como o vírus atua no desenvolvimento do câncer, ao desativar dois genes supressores de tumores: o p53 e a proteína do retinoblastoma (pRb).

O gene p53 tem função decisiva na regulação do processo que provoca a arterioesclerose, ou enrijecimento das artérias, enquanto a pRb é crucial na regulação do crescimento e proliferação celular.

Os pesquisadores ainda não confirmaram a relação entre essa desativação e desenvolvimento de doenças do sistema cardíaco, mas descobriram uma forte ligação entre os tipos de HPV oncogênico e os problemas cardiovasculares, listados entre as principais causas de morte entre mulheres no planeta.

Uma coisa é certa: se o vínculo entre o HPV e as doenças cardíacas for confirmado, os cientistas poderão trabalhar no desenvolvimento de um medicamento para deter a inativação do gene p53 e evitar o aparecimento de doenças cardíacas em mulheres infectadas com HPV. As descobertas serão publicadas na edição de 1º de novembro do "Jornal da Escola Americana de Cardiologia".

Mais sobre o HPV:

 Existem mais de 200 tipos de vírus da família do HPV, também conhecido como papilomavírus, e alguns são relacionados ao aparecimento de tumores malignos. Em grande parte dos casos, a infecção é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imunológico, principalmente entre mulheres mais jovens.

A transmissão é por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais, mais comuns, são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. O sexo seguro ainda é a melhor prevenção a esse tipo de vírus.

Retirado de: Dr. Teuto

Além das Doenças Cardiovasculares, já sabemos que a infecção por HPV dos tipos oncogênicos é um fator de risco importante para o desenvolvimento de Câncer de Colo Uterino e, portanto, sua prevenção é fundamental.

Existem diversos estudos que correlacionam a infecção por HPV com outros tipos de cânceres, sendo assim, a vacinação é importantíssima, pois impede a infecção e dessa forma reduz os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, quer seja de Colo Uterino, ou de outras localizações, tanto no homem quanto na mulher.

Procure já seu Ginecologista ou Urologista e informe-se sobre a vacina contra HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário