sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Parasita faz com que Ratos se sintam Sexualmente Atraídos por Gatos!!


Cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, descobriram que, o Toxoplasma, um parasita, faz com que os ratos percam o medo ao sentir cheiro da urina de gatos para que assim eles se aproximem e possam ser comidos pelos gatos. O motivo? O parasita só se reproduz no intestino de gatos, então é essencial para ele chegar até o sistema digestivo felino.

Este é um exemplo do que é chamado de "manipulação hipnótica", na qual alguns parasitas alteram o comportamento do organismo hospedeiro para se beneficiar. Existem diversos exemplos deste fenômeno em insetos, mas os detalhes de como um pequeno protozoário como o Toxoplasma exerce controle sobre um organismo muito mais sofisticado como o rato ainda era um mistério.

Os cientistas determinaram que o parasita infecta todo o cérebro, mostrando preferência por áreas associada às emoções. Uma vez no cérebro, o Toxoplasma forma cistos a seu redor que conseguem transformar o medo em atração. "O Toxoplasma sabe mais da neurobiologia do medo do que nós, porque consegue alterá-la", ressalta o professor Robert Sapolsky, que também participou do estudo.

Aproximadamente um terço das pessoas do mundo está infectada com toxoplasma, mas para a maioria das pessoas não apresenta riscos. Apesar disto, ele pode ser fatal para pessoas com sistema imunológico deficiente e para grávidas, já que pode ultrapassar a placenta. O contágio é geralmente pela ingestão de alimentos mal lavados contaminados por fezes de gatos. A toxoplasmose é especialmente perigosas para grávidas que nunca tinham sido infectadas pelo parasita, podendo causar graves alterações congênitas na criança.

Texto Original: UOL - Notícias - Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário